Blog

instagram

facebook

(11) 3473-2904

(11) 9.8222-5367

emailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

horarioSegunda a Sexta 09:00h - 19:00h

A ortodontia infantil é muito importante: ela antecipa o tratamento dentário de uma criança. Seja com aparelho ortodôntico fixo ou móvel, quanto mais cedo procurar  um dentista, melhores serão as chances de recuperação para uma arcada dentária estável e saudável.

A ortodontia infantil ou interceptativa é o ramo da odontologia que avalia e trata precocemente as anomalias de desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos nas crianças. O uso de aparelhos dentários, nesse período, minimiza as chances de tratamento ortodôntico na fase adulta. Isso se deve ao desenvolvimento das arcadas e dos dentes que, se tratadas precocemente, estabilizam a mordida.

Por que é importante?

Há certo debate quanto à idade mais apropriada para levar uma criança ao dentista. Afinal, existe a perda dos dentes de leite e a evolução da arcada dentária até a puberdade. Mas isso não impede uma visita ao ortodontista, sobretudo entre o quinto e sexto ano de vida. 

Na dentição mista – quando a criança tem dentes de leite e permanentes -, alguns sinais são preponderantes para procurar um profissional em ortodontia infantil. Inclusive, em alguns pacientes, é possível constatar certas irregularidades, mesmo só com os dentes de leite. Os pais ou responsáveis pela criança não devem ignorar esses sinais. O uso de aparelho dentário de forma mais precoce contribui com eficiência para o alinhamento dos dentes nesta fase de crescimento.

Sendo assim, em quase todos os casos, o problema será resolvido até o começo da vida adulta. Por isso, quanto mais cedo a procura por um dentista, melhores serão as chances de sucesso. 

Por meio da ortodontia preventiva, crianças de seis anos já podem usar aparelhos, mesmo antes da queda de todos os dentes de leite. Esse tipo de tratamento contribui significativamente para a remoção de hábitos pouco saudáveis na formação e alinhamento dos dentes. Dentre o principal, destaca-se o uso excessivo da chupeta que, a longo prazo, pode influenciar diretamente no desalinhamento dentário.

Porém, o aparelho fixo não é a única opção para a correção dos dentes. De forma geral, o profissional em ortodontia infantil indica aparelhos ortopédicos (móveis), eficientes para a fase de desenvolvimento dos ossos da boca. Além do aparelho fixo e ortopédico, existe uma infinidade de métodos eficazes para correção do alinhamento. 

Por isso mesmo, o ortodontista realiza uma investigação minuciosa na boca da criança, a fim de identificar o estágio de dentição decídua (de leite) ou mista. Com essa constatação, o dentista estará apto para indicar o melhor tipo de aparelho dentário para o pequeno paciente. O bem-estar das crianças também deve ser considerado, evitando tratamentos que causem desconforto.

Identificando problemas

A ortodontia preventiva é de suma importância para o alinhamento dentário de forma precoce. Afinal, o desenvolvimento ósseo se dá durante a infância e, portanto, o ajuste correto será mais fácil. 

Porém, muitos pais e responsáveis pela criança não sabem identificar com precisão a melhor hora de levar os pequenos ao consultório do dentista. Por esta razão, destacamos, a seguir, dez sinais que ajudam a identificar a hora correta de procurar um ortodontista. 

1- Quando a criança não consegue tocar os dentes da frente e a mordida fica aberta;

2- Quando há mordida cruzada, resultado do estreitamento da arcada superior;

3- Na perda precoce dos dentes de leite provocada por cáries ou traumas;

4- Em casos onde os dentes superiores cobrem os inferiores;

5- Com a constatação de que o queixo está mais para frente ou para trás do que o normal;

6- Se a respiração da criança se dá mais pela boca do que pelo nariz;

7- Quando, durante o sono, a criança está com a boca quase sempre aberta;

8- Quando a criança apresenta uma expressão fadigada com presença de olheiras profundas;

9- Se apresenta a voz anasalada;

10- Presença de dentes nascendo em locais indevidos, como no céu da boca, acima ou atrás de outros.

Outros cuidados

Assim como em adultos, a saúde bucal deve ser uma prioridade para as crianças, especialmente durante a fase de desenvolvimento de toda arcada e maxilar. Essa é a principal importância da ortodontia preventiva: permitir que as falhas sejam corrigidas durante a infância e que não continuem até a fase adulta. 

Além do mais, visitas constantes a um profissional de ortodontia infantil ou a um dentista generalista contribuem para a preservação da saúde bucal. Afinal, a higiene dos dentes deve ser incentivada desde os primeiros anos de vida. Na presença de um profissional, a garantia de dentes mais saudáveis é completa.

No tocante à higienização dos aparelhos ortodônticos, recomenda-se que sua lavagem seja realizada até três vezes ao dia, uma vez que  é comum que resíduos se acumulem entre a estrutura do aparelho. 

Também cabe ao ortodontista fazer o levantamento a cada seis meses sobre a evolução do tratamento dentário. Inclusive, durante a consulta, o profissional se prontifica a analisar o aparelho e identifica áreas que precisam de mais cuidados na hora da escovação.

Consultório - Bela Vista

Avenida Paulista, 575 - Conj 1304
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP: 01311-911

Tel: (11) 3473-2904
WhatsApp: (11) 9.8222-5367

Horário de atendimento

Segunda a Sexta

09:00h - 19:00h

Pré-agende sua consulta

Sofrendo com algum problema odontológico?
Gostaria de fazer um check-up?
Melhorar a saúde bucal?

Clique aqui e pré-agende sua consulta!